“O mundo mudou hoje”, disse o ministro da Defesa Ollongren. “Levamos isso em consideração, dado o aumento das tropas russas. Mas este é o pior cenário que poderíamos esperar.”
Continua sendo difícil estimar o que Putin pretende no longo prazo, diz Ollongren. Mas o ataque em larga escala parece ter como objetivo desmilitarizar completamente a Ucrânia. “Queremos que Putin se retire e pare com isso. Mas temos que temer o pior para a Ucrânia.”
Não há indicações de que a Rússia queira atacar um país da OTAN, mas na Defesa eles levam isso em consideração. “A guerra está longe no sentido de um vôo de três horas daqui. Mas a Ucrânia faz fronteira com a Europa. Os países vizinhos também estão muito preocupados.”
Rússia quer neutralizar exército ucraniano dentro de dias.
O comandante das Forças Armadas, Onno Eichelsheim, espera que o exército russo tente neutralizar as forças armadas ucranianas dentro de alguns dias e que o presidente Putin queira ocupar grande parte do país por um período mais longo. Foi o que disse o soldado holandês de mais alto escalão em um briefing técnico sobre o conflito na Ucrânia. “O pior cenário está se desenrolando na Ucrânia”, disse ele
Atualmente, a Holanda pode agir dentro de alguns dias, se necessário, e esse tempo de reação é reduzido para “algumas horas a dias”, disse Eichelsheim, sem querer dizer quanto tempo é o tempo de reação. Isso significa, entre outras coisas, que as unidades são “elevadas para maior prontidão” e que, portanto, o pessoal é adicionado a essas unidades. Eichelsheim espera um pedido da OTAN para aumentar ainda mais essa prontidão dentro de alguns dias.
Para o Ministério da Defesa, isso já significa que a licença foi revogada. De acordo com Eichelsheim, uma reintrodução do recrutamento para aumentar a prontidão “não é im frage”. No entanto, reservistas podem ser usados para preencher quaisquer lacunas. Ele enfatiza que todas as tropas que a Holanda desdobra no contexto da OTAN na Europa Oriental são enviadas para lá para deter e defender a aliança.
Eichelsheim disse ainda que os holandeses perceberão que a Holanda está militarmente envolvida de três maneiras. Por exemplo, haverá mais treinamento em casa e no exterior e as tropas e equipamentos holandeses serão movidos para as fronteiras da OTAN. Com o porto de Rotterdam, a Holanda é também um importante país de trânsito para outros países da OTAN, o que significa que, além dos transportes militares holandeses, os transportes dos aliados também ocorrerão nas estradas holandesas.