blog

Pesquisar
Close this search box.

Rússia pode usar bitcoin para evitar sanções ocidentais

Compartilhar

Ontem à noite, a Rússia lançou uma invasão em larga escala da vizinha Ucrânia após meses de tensões crescentes. O mercado de criptomoedas reagiu violentamente e o preço do bitcoin (BTC) despencou. Muitos agora têm que esperar que as duras sanções sejam anunciadas pelo Ocidente. De acordo com especialistas, no entanto, pode ser que a Rússia use a indústria de criptomoedas para contornar amplamente essas sanções.
Com a invasão imprudente da Ucrânia, é quase certo que a Rússia se tornará alvo de sanções de longo alcance do Ocidente. Essas sanções tentarão isolar a Rússia do resto do mundo e, especialmente, o setor financeiro será duramente atingido.
Tanto a União Europeia quanto o Reino Unido e os Estados Unidos já anunciaram a primeira nova rodada de sanções que vão muito além das de 2014. No entanto, o presidente Vladimir Putin parece destemido e o governo russo parece pouco preocupado até agora.

“A Rússia teve muito tempo para pensar sobre essa consequência em particular. Seria ingênuo pensar que eles não mapearam exatamente esse cenário.”

Isso pode ter a ver com o fato de que a Rússia possui um ativo que permite ao país negar amplamente as sanções ocidentais. Esse ativo tem tudo a ver com a indústria de criptomoedas, relata o New York Times.

“Quando os Estados Unidos proibiram os americanos de fazer negócios com bancos russos, desenvolvedores de petróleo e gás e outras empresas após a invasão da Crimeia pelo país em 2014, o golpe na economia russa foi rápido e imenso. Economistas estimam que as sanções impostas pelos países ocidentais custam à Rússia US$ 50 bilhões por ano. Desde então, o mercado global de criptomoedas e outros ativos digitais explodiu. Isso é uma má notícia para os executores de sanções e uma boa notícia para a Rússia.”
Segundo especialistas, é inevitável que as sanções ocidentais sejam absorvidas com o uso de bitcoin e outras criptomoedas. Como as criptomoedas não têm fronteiras, isso pode garantir que a Rússia possa sair de todas as sanções com bastante facilidade.

Fique por dentro do Mercado de Criptomoedas

Cadastre seu e-mail

Leia também

Rússia pode usar bitcoin para evitar sanções ocidentais

Compartilhar

Fique por dentro do Mercado de Criptomoedas

Cadastre seu e-mail

Leia também