Você provavelmente deve ter ouvido falar muito de NFTs nesses últimos meses, principalmente se você se interessa pelo mercado de cripto ativos. E pode ser que você ainda não tenha entendido muito bem o que são esses tokens, qual a relação deles com jogos, e como ganhar dinheiro com isso.
Vem comigo que essa confusão vai acabar agora.
Primeiramente devemos entender o que são os famosos NFTs.
Ao pé da letra NFT é uma sigla em inglês referente à Non-Fungible Token, em português, seria o mesmo que Tokens Não Fungíveis.
Mas o que isso significa?
Pois bem, os NFTs são ativos digitais únicos, como fotos, obras de arte ou outros tipos de produto digital que possuem certificado de propriedade e que sejam exclusivos.
Para ficar mais fácil, vamos partir da compreensão do significado dos termos “token” e “fungível”.
Um token, no criptomercado, é a representação digital de um ativo, uma espécie de selo ou certificado digital; E um bem fungível, é aquele que pode substituir-se por outro da mesma espécie, qualidade e quantidade. Ou seja, tudo aquilo que pode ser trocado por alguma coisa da mesma espécie, sem perda ou aumento de valor.
Para exemplificar: A Mona Lisa de Da Vinci é um bem não fungível, pois é única e não pode ser trocada por outra igual. Já uma nota de R$10,00 é um bem fungível, pois é possível trocá-la por duas de R$5,00.
Ou seja, os NFTs (tokens não-fungíveis) são classificados como um item digital que não pode ser substituído, trocado, destruído ou copiado. É um arquivo digital que atribui ao dono a propriedade de um bem. Perceba que os NFTs não são criptomoedas, como o bitcoin. Contudo, utilizam a mesma tecnologia, chamada blockchain.
Ultimamente tem sido recorrente a comercialização de obras de arte em NFT, músicas, fotos, etc… Mas também vem se tornando muito popular no mundo dos games. Tenho certeza que você já conhece ou já ouviu falar sobre a Axie Infinity, que é atualmente o game NFT mais popular.
Mas vamos entender a relação dos NFTs e dos jogos. O fato é que existem alguns jogos que começaram a colocar NFTs como itens.
Esses jogos portanto, têm investido em itens colecionáveis para atrair os jogadores. Que enxergam nesses itens a possibilidade de lucrar com peças exclusivas, já que, como cada NFT dentro do jogo é único, ele pode ser considerado raro entre os jogadores.
Essa categoria se chama Play-To- Earn, que significa jogue para ganhar, em português. Dentro dessa universo os jogos apostam em uma economia aberta, dando a possibilidade dos jogadores de ganharem dinheiro ou algum tipo de moeda de troca só por estarem jogando.
Basicamente tudo nesse tipo de jogo tem algum valor e pode ser vendido. É como seos desenvolvedores recompensassem os jogadores por colocar tempo e esforço em seu jogo.
E esses ativos digitais podem ser qualquer coisa, desde criptomoedas até recursos no jogo que são tokenizados na blockchain.
Se você ainda não entendeu como isso pode gerar dinheiro eu vou tentar ser mais clara.
Os jogos NFT apostam na escassez dos itens. Isso mesmo, na raridade, e usam isso para criar um mercado. Como cada produto conquistado dentro do jogo é único, toda uma rede de disputa e desejo se desenvolve em cima deles. Você obtém itens raros e no futuro, negocia-os com outros jogadores. No mundo dos games, itens especiais sempre despertam interesse.
Existem jogos como *jogo do carrinho do icaro* que possibilitam arrecadação de mais de mil reais por mês, apenas com jogadas de 5 a 10 min por dia.
Muito bom não é? Imagine, colocar o filhão que já passa o dia todo no computador para ganhar uma graninha, rs.
Para saber mais sobre como ganhar dinheiro com esses jogos e o mundo Pay-To-Earn, entre para a Comunidade Investi e acompanhe as principais notícias sobre esse universo.