O Manchester City, clube de futebol britânico muito popular, está atualmente construindo o primeiro estádio de futebol virtual no ‘metaverso’. O atual campeão de futebol britânico está trabalhando nisso com a Sony, relata o iNewspaper.
O time de futebol assinou um contrato de três anos com a Sony, segundo o jornal britânico. Juntos, eles construirão uma versão virtual do Etihad Stadium (também conhecido como City of Manchester Stadium, COMS, Eastlands, The Blue Camp e Sportcity) no metaverso.
Dizem que os desenvolvedores já estão trabalhando no estádio virtual e estão tirando fotos do estádio real. Isso é feito usando análise de imagem e a chamada tecnologia de rastreamento esquelético criada pela Hawk-Eye, uma subsidiária da Sony.
Metaverso oferece mais valor aos fãs. Com o estádio virtual, o Manchester City quer criar uma nova maneira para os torcedores assistirem aos jogos de seu clube de futebol favorito. Nuria Tarre, chefe de marketing do Manchester City, diz:
“O ponto que podemos imaginar de ter um metaverso é que você pode simular uma partida, você pode assistir a partidas ao vivo e ver a ação de novos ângulos diferentes e você pode encher o estádio o quanto quiser porque é ilimitado. É totalmente virtual.”
Tarre espera que o estádio virtual traga uma mudança real na forma como as pessoas vivenciam as partidas de futebol. Ela adiciona:
“Acho que a imagem tradicional de alguém sentado em um sofá e olhando para uma tela é algo que não podemos imaginar que ainda será uma realidade daqui a 10 anos. Talvez não em cinco anos. Tudo está acontecendo muito mais rápido do que pensamos.”
O iNewspaper espera que isso tenha grandes implicações para os direitos de transmissão de futebol. No entanto, o jornal não informa se o palco virtual faz parte de um metaverso existente. Também não há menção a possíveis tokens não fungíveis (NFT). No ano passado, o Manchester City lançou seu próprio token de torcedor em parceria com Socios.com e Chiliz (CHZ).