Você sabia que o conceito de contratos inteligentes foi concebido já em 1994? Isso foi 15 anos antes do Bitcoin surgir em 2009! E em 2013, saiu o Ethereum, o primeiro blockchain com recursos de contrato inteligente. Agora há uma infinidade de blockchains com contratos inteligentes. Os desenvolvimentos estão se movendo na velocidade da luz. Com seu interesse em blockchain, você não quer perder nada. Vamos entender sob uma visão geral e comparativa de contratos inteligentes. Qual contrato inteligente é o mais inteligente?
Engraçado pensar que os contratos inteligentes existiam há muito mais tempo do que o Bitcoin. Nick Szabo, um cientista da computação, descreveu os contratos inteligentes pela primeira vez em 1994. Segundo ele, um contrato inteligente é “uma ferramenta que formaliza e protege redes de computadores combinando protocolos com interfaces de usuário”.
No mundo das criptomoedas e blockchain, um contrato inteligente é um aplicativo ou programa executado em uma blockchain. É um acordo digital imposto por código de computador.
Contratos inteligentes Ethereum
Embora o protocolo Bitcoin tenha suportado contratos inteligentes por muitos anos, eles se tornaram populares pelo criador e cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin. Em 2013, ele concebeu a primeira blockchain na qual os contratos inteligentes são fundamentais.
Os contratos inteligentes Ethereum inicialmente não tinham um propósito específico, que veio alguns anos depois. Agora, os contratos inteligentes desempenham um papel importante nessas tendências:
1- Finanças Descentralizadas (DeFi), um termo abrangente para uma série de novos e descentralizadaos
aplicativos financeiros que funcionam com contratos inteligentes.
2- Tokens não fungíveis (NFT), são tokens de criptografia exclusivos e que você possui no blockchain.
3- Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs) são organizações que trabalham de forma totalmente autônoma e onde os acordos da empresa são registrados em contratos inteligentes.
4- GameFi, uma combinação de jogos e finanças, também conhecido como play-to-ganhar. São jogos que permitem ganhar NFTs e criptomoedas.
Provavelmente haverá mais tendências em breve, onde o contrato inteligente será o divisor de águas.
Após o Ethereum, vários blockchains de primeira geração com recursos de contrato inteligente foram rapidamente desenvolvidos.
A NEO, também conhecida como Ethereum chinesa, foi fundada em 2017. O principal objetivo do NEO era usar contratos inteligentes para distribuir efetivamente ativos digitais. Eu vejo o NEO como o antecessor do DeFi.
EOS, que viu a luz em 2018, é um sistema operacional para aplicativos descentralizados (DApps). A variedade de DApps na rede EOS é surpreendente. O EOS é semelhante ao Ethereum, mas os fundadores do EOS estavam ansiosos para competir com as fraquezas do Ethereum; as transações lentas e caras.
A Tezos (XTZ) desde 2018 decidiu desenvolver uma rede na qual o processo de tomada de decisão está nas mãos dos usuários. O futuro da rede é determinado democraticamente pelo Tezos DAO.
Pessoalmente, acho que o DAO é um ótimo conceito. A longo prazo, isso mudará completamente as organizações. Graças aos contratos inteligentes!
Por fim, os contratos ainda mais inteligentes.
Com o desenvolvimento de blockchains e contratos inteligentes, você vê cada vez mais especializações como DeFi, NFT, DAO e GameFi. Após a primeira geração vieram as blockchains de segunda e terceira geração, como Cardano (ADA), Solana (SOL) e Polkadot (DOT). Esses blockchains são muito mais escaláveis, mais rápidos e mais baratos que seus antecessores.
Mas a primeira geração de blockchains como Ripple (XRP) de 2013 e Iota (MIOTA) de 2017 foi recentemente expandida com opções de contrato inteligente.
Então há cada vez mais tipos diferentes de contratos inteligentes surgindo. Mas basicamente eles têm as mesmas propriedades que os contratos inteligentes Ethereum. Uma grande diferença é em qual tipo de blockchain um contrato inteligente é executado. As blockchains de prova de participação (PoS) são muito mais rápidas e baratas do que as blockchains de prova de trabalho (PoW).
Gostou de saber mais sobre contratos inteligentes? Fica sempre ligado nas nossas postagens para ficar por dentro do mercado e de tudo relacionado ao mundo cripto.